A Frente Parlamentar Mista de Logística (FRENLOGI), liderada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), realizou nesta quinta-feira (02) uma reunião remota para debater ações voltadas ao diagnóstico, monitoramento e recuperação de pontes na malha rodoviária do Brasil.
Além do senador Wellington Fagundes, o encontro contou com a participação de Edinho Bez, diretor de Relações Institucionais da FRENLOGI, do deputado Rubens Otoni (PT-GO), de Luciana Dutra de Souza, presidente da Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transporte (ANETRANS), de Higor Guerra, presidente da Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura (ANEInfra), de Hélio Gomes, superintendente do DNIT/PR e Analista de Infraestrutura, além dos consultores legislativos do Senado Federal, Frederico Lima e Diego Muniz.
Preocupado com as consequências do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre os municípios de Carolina (MA) e Aguiarnópolis (TO), o senador destacou a necessidade de garantir a trafegabilidade na região com a implementação de desvios e balsas até que a reconstrução da ponte seja concluída.
O senador anunciou ainda que encaminhará um Requerimento de Informações à Comissão Representativa do Congresso Nacional, solicitando dados detalhados aos órgãos responsáveis sobre a situação das pontes em todo o território nacional e as medidas adotadas para mitigar os impactos de tragédias como essa.
Durante o debate, Wellington Fagundes enfatizou a situação caótica de 727 pontes federais classificadas como “ruins” ou “críticas” pelo próprio DNIT, destacando que estados como Minas Gerais, Ceará e Bahia estão entre os mais afetados. “Em Mato Grosso, temos 17 pontes nessa condição! É urgente avançar em soluções para evitar novos colapsos, como o da Ponte Juscelino Kubitschek”, afirmou.
A próxima reunião da FRENLOGI foi marcada para o dia 13 de janeiro, com representantes da Associação Nacional de Empresas de Obras Rodoviárias (ANEOR). “Como presidente da FRENLOGI, reforço o compromisso de garantir segurança viária e logística eficiente ao Brasil. Estamos trabalhando para acelerar a reconstrução, reformas e recuperação de pontes, garantindo celeridade nos processos do governo federal e evitando o pior em nossos estados brasileiros”, concluiu o senador.
Fonte: Frenlogi/IBL